12 de mar. de 2012

A Dança de Rua e suas características!


Salve! Hoje estamos aqui para falar um assunto em que envolve muito o rap, a cultura hip hop e derivados. Esse assunto é o Street Dance a mais conhecida “dança de rua”. Que vem crescendo cada vez mais em eventos sobre a cultura hip hop, essa mistura da dança com o RAP vem mostrando o valor do diferencial e quebrando preconceito que infelizmente ainda existe com a dança. O Street Dance pode ser envolvido em vários assuntos que são comentados aqui no blog, além da musica, o esporte vem resgatando o valor da dança em eventos realizados pela CUFA e muito mais. Agora iremos contar um pouco sobre a história do Street Dance, como a dança de rua surgiu e tudo mais.

- Vamos lá...

O Street Dance surgiu na época da crise econômica nos EUA, no ano de 1929 e as primeiras influencias vieram daí. Quando os músicos e dançarinos ficaram desempregados e acabaram indo pra rua mostrar o seu talento. Alguns DJ lançaram essa dança através do Funk (não confunda com o Funk carioca rsrs).
Já no Brasil tem uma grande variedade de estilos. Em Janeiro de 1981, a dança de rua começou aqui no nosso pais, especificamente na cidade de Santos. Podemos classificar o Street Dance com vários itens, como:

Um trabalho de coordenação motora com ritmo e musicalidade;
Um ritmo, onde se dá mais atenção aos movimentos fortes e enérgicos executados pelos braços, pernas, movimentos acrobáticos coreografados, saltos e saltos mortais.
Uma dança com maioria de dançarinos homens, porém hoje se encontra um maior espaço para as mulheres.
São usadas músicas que tenham batidas fortes e marcantes, algumas músicas eletrônicas e em geral músicas cantadas em cima dos breakbeats.
O Street Dances quando vinculada ao movimento Hip Hop (Hip do inglês - quadril; Hop - pulo) toma outro sentido na história e em sua formação.

Existem vários estilos de dança dentro do Hip Hop temos:
O Breaking, executados pelos B. Boys ou B. Girls
O Locking, executados por lockers.
O Popping, executado por poppers.
O cramp, executado por crampers.
O Hip Hop Lirycal, executado por hip hop lirycals, dançam pelo vocal da musica e não pelo ritmo
O House Dance, executado por house dancers (
O Walk, movimento rápidos de jogadas com as mãos.

A dança de rua também é dividida em estilos e modalidades, iremos deixar abaixo:


Estilos/modalidades

   
De acordo com Ejara (2004) os estilos/modalidades dividem-se desta maneira:


·         Locking: criado por Don Campbellock, na cidade de Los Angeles (Estados Unidos), em finais de 60. Originado do Funk, especificamente de um passo chamado Funky Chicken.
·         Brooklyn Rock (Up Rocking): criado por dançarinos (Rockers), Rubber Band e Apache, entre 67 e 69, no bairro do Brooklyn, na cidade de Nova York (Estados Unidos), como movimentos de disputa2. 
·         Popping: criado por Boogaloo Sam, nascido em uma pequena cidade da Califórnia, Fresno. O dançarino possuía, no início dos anos 70, seu grupo de Locking, quando em meados de 75 passou a criar seu estilo próprio, e seu grupo, antes chamado de Electronic Boogaloo Lockers, tornou-se Electric Boogaloos. Movimento caracterizado pela contração muscular.
·         Boogaloo: também criado por Boogaloo Sam na mesma época, ao observar o andador de um homem velho pela rua e seu movimento. Caracteriza-se por movimentos circulares do quadril.
·         B-Boying ou B-Girling (Breaking): surgido entre os anos de 75 e 76, no Bronx (Nova York). O Break Boy ou Break Girl veio do termo Break/B. (trecho de música, na maioria das vezes instrumental, que valorizava mais a batida e a linha de baixo). Ficaram conhecidos como B.Boy e B.Girl, os garotos e garotas, por dançarem no break da música.
·         Freestyle (estilo livre): originado em meados de 80 na chamada Golden Age (Era de Ouro). Tal nome se deve ao fato de esse estilo/modalidade de dança ser baseada em toda a forma de Social Dance ou Street Dance. Trata-se da modalidade mais freqüente na mídia hoje, em Videoclipes de música Rap, R&B e Pop. Não é dançada somente no acento rítmico da batida, mas também nas convenções vocais e instrumentais da música.
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